Route 66 - A estrada mais famosa dos EUA


Route 66 - A estrada mais famosa dos EUA

A Route 66 é a mais famosa estrada americana, berço do primeiro Motel e do primeiro McDonald’s do mundo. Já foi cenário de filmes como Easy Riders, Bagdá Café, Forest Gump, Thelma e Louise e do famoso Cars, desenho da Disney e Pixar.



A estrada americana foi construída em 11 de Novembro de 1926, com o objetivo unir locais distantes interligando o país, e trazer progresso para a região Oeste. Passando pelos estados do Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México e Arizona terminando na cidade de Santa Mónica, na Califórnia, totalizando 3.755 km.



Entre 1933 e 1938 a construção da estrada gerou emprego para milhares de trabalhadores de todos os cantos do país, e  servia para escoar a produção rural  do interior. Foi uma das primeiras estradas totalmente pavimentadas, servindo como caminho para pessoas que escapavam de lugares muito frios e queriam tentar uma nova vida em regiões mais ensolaradas do sul e oeste.



Com o aumento do movimento da estrada, vários comerciantes viram uma forma de ganhar dinheiro. Armazéns, postos de gasolina, motéis, mecânicas e lojas começaram a surgir ao longo da Rota 66, sendo o núcleo inicial de diversas cidades.


Uma das atracções da 66 é o Cadillac Ranch uma obra de arte constituída por 10 Cadillacs que mostram a evolução do automóvel, produzidos entre 1948 e 1964, enterrados no deserto da cidade de Amarillo no Texas.


Idealizado pelo milionário Stanley Marsh II,que certa vez disse: “Para mim, o sonho americano é uma viagem de Cadillac, com uma loira, até as praias da Califórnia”, pedindo ao grupo de arquitectos Ant Farm que criassem uma obra de arte representando este sonho americano.


Em 1985  a lendária e histórica Rota 66, deixou de fazer parte do US Highway System. Ela, que foi o berço do sonho americano de tanta gente, ficou esquecida no tempo com alguns trechos completamente abandonados, ou em baixo das modernas auto-estradas.




Até hoje o fascínio pela “Mother Road” como também é conhecida, continua levando até ela milhares de turistas de to
ldo o mundo