Impressionante!! - Foto da Usina Hidr. de Campos Novos/SC

Simplesmente a terceira mais alta usina hidrelétrica do mundo  






Em construção, a maior barragem de enrocamento e face de concreto 

Hidrelétrica de Campos Novos terá barragem com 202 m de altura, que será também a terceira mais alta do mundo 

A Usina Hidrelétrica (UHE) Campos Novos, atualmente em fase de conclusão, exigiu a construção da maior barragem do tipo enrocamento e face de concreto já executada no Brasil. Com crista de 592 m e 202 m de altura, será a terceira mais alta do mundo na modalidade, escolhida em virtude do local onde está inserida ser muito chuvoso, com pouca presença de argila (veja gráfico com as fases construtivas na página seguinte). 

O empreendimento situa-se no Rio Canoas, entre os municípios de Campos Novos e Celso Ramos, em Santa Catarina, a cerca de 30 km da divisa com o Rio Grande do Sul. A região está no epicentro do Mercosul, é agrícola por excelência, e tem importância econômica estratégica. 

As obras, iniciadas em agosto de 2001, prosseguem dentro do cronograma: atualmente, os trabalhos civis estão com 90% de avanço, o projeto executivo com 99%, a montagem eletromecânica com 60%, o fornecimento de equipamentos está 76% executado e as linhas de transmissão 36%. Com 20 km de extensão, elas levarão energia da subestação da usina para a subestação de Campos Novos.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=282673&langid=5